domingo, 16 de janeiro de 2011

Quem souber que conte outra!

Orilo Dantas de Melo
Orilo Dantas de Melo, nascido no dia 05 de maio de 1924, na cidade seridoense de Acari. Poeta popular, criador do testamento do Judas em Ouro Branco, cidade esta onde fez fama, tendo como sua principal obra  "Ramos da minha Oiticica".


O blog do CAVOB tem uma curiosidade, por que o poeta em vários de seus testamentos não citavam mulheres em seus escritos.

Perguntado ao seu filho, João Batista Dantas de Melo, sobre a ausência de mulheres no testamento, o membro da CAVOB nos confidenciou.

Segundo João Batista, a recusa do seu pai em citar mulheres no testamento aconteceu devido o testamento de 1963, quando citada duas senhoras ourobranquenses, quase o mesmo para na delegacia.

Neste ano, o poeta Orilo Dantas Melo disse no testamento a seguinte estrofe sobre a mãe de dois comerciantes ourobranquenses:

Sou jogador de sinuca
Manoel Luiz bota a bola
Não tem dinheiro miúdo
O tempo quem paga é Zola
Peço a qualquer camarada
Quem me ver chuva alinhada
Não mostre a velha Chicola

Obs: Dizam que essa senhora, quando estava bonito para chover, rezava para ela não vir para inflacionar o feijão vendido por seus filhos.

Outra mulher citada pelo poeta foi Marreca, que no mesmo testamento, ele disse o seguinte:

Doquinha de Chico Pedro
Cinturinha de peteca
Com o dinheiro do milho
Compra pelo menos uma cueca
Carcaça de couro cru
Você anda quase nu
Assim me disse marreca

Por estes duas citações ele quase vai preso, deixando suas rimas e versos apenas para citar os marmanjos.

Quem souber queconte outra!

3 comentários:

MARCOS COSTA disse...

Boa iniciativa essa de vcs de mostrarem a cultura de nosso povo para o mundo, através da internet.

Anônimo disse...

vcs do cavob estao de parabens pela postagn dos versos do poeta muito boa cont postando mais sobre os testamento de orilo e mais outros abra saud de ouro b

Adriano Sales disse...

Orilo foi e será sempre um ícone da cultura de Ouro Branco, devemos todo esse lado poético e cultural a ele, a Manoel Bernardino e tantos outros que contribuíram para esse fim.