domingo, 27 de fevereiro de 2011

ORILO DANTAS DE MELO-Poeta Ourobranquense- é citado em artigo de revista virtual. Leia.

Blog Genildo Medeiros – Fragmentos de textos

image
Poeta Orilo Dantas de Mello – Foto CAVOB
Do Sertão ao Mar, Orilo Dantas, Rachel de Queiroz e Fernando Pessoa: sujeitos e espaços na escrita literária
por Abnele de Queiroz Ramalho, Jossefrânia Vieira Martins e José Mário Dantas - www.historiaehistoria.com.br
Fragmento do texto
A oiticica é metáfora de um espaço construído através das lembranças e dos sentimentos das pessoas que circulam nesse lugar. Há um conjunto de cenas, de tramas e de relações nesse panorama natural. Ao analisarmos de uma maneira sucinta, a obra Os Ramos da Minha Oiticica[7] do poeta popular Orilo Dantas, podemos verificar um olhar atento de alguém que suspira e respira a vida como ela realmente foi, através de lugares comuns  que deixam fragmentos e peças como esboços culturais.
O  poeta é um agente retransmissor de tudo isso, mesmo que não exista mais o espaço praticado anteriormente, suas lembranças estão sobrevivendo ao tempo nas linhas ondulosas de uma poesia que trabalha a alma da natureza, o “eu preocupado” e a dor temerosa da perda. O sujeito inscreve o espaço na linha do tempo, nas palavras escritas se encontra o gesto límpido da memória, o traço da inquietude, da sensibilidade que flecha a realidade.
Uma árvore é o relicário de uma saudade, as imagens vagueiam pela mente no olhar que a fita, que a institui poeticamente externando uma lembrança coletiva que já não é apenas sua, mas da memória de indivíduos que ora praticavam ou sentem esse espaço pulsar dentro de si. Versar a oiticica é rimar a história e apropriar-se da memória, é representar a si mesmo construindo um rosto comum em um lugar comum[8].

Observação: os autores deixam como registro de referência – sob os autores:
[7] As obras de Orilo Dantas foram publicadas no formato de Cordel e precariamente, portanto sua bibliografia não se encaixa na forma ABNT.

4 comentários:

MDS disse...

OLÁ CARO AMIGO,
VENHO PARABENIZAR PELA REFERNCIA AO ARIGO DO ORILO DANTAS.ME CHAMO JOSE MARIO DANTAS E SOU O AUTOR DA PARTE QUE FALA DESSE GRANDE POETA.FIZ UMA MONOGRAFIA NA EPOCA SOBRE ELE.E AGRADEÇO PELA REFERENCIA AO ARIGO E MEU NOME, JÁ QUE O ARTIGO FOI FEITO POR MAS TRES PESSOAS.UM GRANDE ABRAÇO.

Manoel Abrantes disse...

Sou sobrinho de Orilo Dantas e gostaria de saber onde posso obter cópia da monografia sobre ele feita por Mário Dantas.
Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes
manoelabrantes@gmail.com

Manoel Abrantes disse...

sou sobrinho de Orilo Dantas e gostaria de saber como consigo uma cópia da monografia sobre ele feita por Mário Dantas.
Manoel G. Dantas de Abrantes
manoelabrantes@gmail.com

Anônimo disse...

GERALDO ANÍZIO DE CAICÓ

OLÁ PESSOA OUROBRANQUENSE. NÃO SOU FILHO DA TERRA, MAS , JÁ RESIDI EM 1960 NA CIDADE DE ALGUNS RAMOS FAMILIARES- O PESSOAL DE CHICO JUVINO.TENHO AINDA NA MINHA BIBLIOTECA O LIVRO EDITADO PELO AUTOR ORILO DANTAS RAMOS DA MINHA OITICICA EM 1975. GLÓRIA MINHA DE TÊ-LO CONHECIDO E CONVIVIDO DESDE A ÉPOCA EM QUE REALIZAVA O TESTAMENTO DE JUDAS EM OURO BRANCO EM FRENTE A IGREJA DA CIDADE. PRAZER MEU DEIXAR AQUI ESSAS CONSIDERAÇÕES MEMORÁVEIS DO AMIGO-POETA ORILO. INTÉ.